terça-feira, 14 de julho de 2009

OFICINA LIVRE


De forma bem descontraída realizei a oficina livre na qual deveria planejar as atividades.Primeiramente, questionei sobre leitura ativa e debatemos sobre isso. Logo após, utilizei o material que consta no CD fornecido pela Professora Tamar para explanar sobre gêneros e tipos textuais com elas, pois, fiquei um pouco apreensiva para saber se conseguiram entender somente através das leituras e aplicabilidades das TPs.Iniciei com os slides de gêneros e tipos textuais: uma conversa que se inicia (Rita de Cácia Souza). Conforme passavam os slides íamos trocando ideias e esclarecendo dúvidas. Após analisamos o slide de Marcuschi sobre representação do contínuo dos gêneros textuais na fala e na escrita.Foram feitos apontamentos muito interessantes e que enriqueceram o nosso encontro.
Uma cursista estava com dúvidas em relação ao assunto abordado na prova Brasil, então conversamos um pouco sobre o que é trabalhado e de que forma são abordados os textos nesta prova.
Depois, em grupos, entreguei materiais de diferentes tipos e gêneros textuais (propaganda, editorial,contas telefônicas, folders, carta comercial, bulas, receitas, charges, manual de instrução,...) e solicitei que organizassem os textos usando o critério que achassem conveniente.
Um grupo dividiu por apelos sócio culturais; outro grupo por objetivos das imagens. Mas, o que todas disseram foi que a 1ª seleção foi pelas imagens; mexendo mais um pouco, resolveram selecionar por temas e conteúdos, por último, por gênero e tipo de texto. Debatemos, no grande grupo sobre maneiras e ideias sugeridas para trabalhar vcom esse material com alunos e, conforme os eixos temáticos disseram que pode-se fazer atividades como: jornal falado, criação de propagandas televisivas, criação de um produto inútil para o qual azer toda a "campanha" publicitária explorando mídia televisiva e impressa, dentro da maturidade do aluno, bem como do seu conhecimento de mundo.
E, no próximo encontro trataremos sobre projetos, até lá!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário