O Gestar II proporcionou-me muitos momentos de prazer. Todos os professores cursistas e também os alunos gostaram das atividades e as realizaram com prazer também.
Assim, posso dizer que o programa ensinou-me muitas coisas, por exemplo: que em muitas concepções eu já estava correta, mas que, em outras, ainda preciso repensar; que leitura, literatura, escrita são ainda mais importantes do que eu pensava, e olha que eu as já considerava muito importantes!; aprendi que sempre é bom confiar na capacidade de cada aluno; aprendi que é bom estar aberta para aprender e aceitar novas considerações sobre o nosso trabalho; e que nunca estaremos prontas, pois sempre teremos algo a melhorar – e isso deve também ser ensinado aos alunos.
Os textos Gestar, notavelmente escolhidos a dedo pelos organizadores, mexeram com a emoção dos envolvidos, o que trouxe verdade nas propostas e desempenho das cursistas, que produziram muito com seus alunos: leitura, criação de poemas, textos com imagens, narrativas, entendimento de textos de opinião; os alunos descobriram porque gostam ou não gostam (vam) de ler; aceitaram que a sua linguagem coloquial é muito comunicativa e, portanto, extremamente importante para o seu grupo e para a sociedade, o que os torna agentes comunicativos imensamente ativos; e que há texto em tudo e até há textos que por mais que estejamos em contato com eles, nem sempre os percebemos, e que isso não os torna menos importantes.
Enfim, o contato com esse programa foi uma viagem sem volta para um mundo onde o estudo da Língua Portuguesa é gostoso, emotivo, alegre até, e que a efetiva aprendizagem se faz como apenas uma conseqüência, pois o processo é o mais sublimemente importante. Foi/É uma relação de confiança: professor & aluno + professor & programa de qualidade = aluno feliz, sentindo-se inteligente ( qualidade que todos têm ), com bom desempenho, melhorando a sua autoestima, fatores tão importantes para que tenham uma vida saudável também fora da escola.
Entendo que o Gestar devesse ter outras edições, ou seja, a continuação do trabalho com professores tanto de séries iniciais quanto de séries finais do Ensino Fundamental, pois mesmo que o material ficará em nossa posse para ser utilizado conforme nossos próprios critérios e realidade dos alunos nos anos que se seguirão, a troca de experiências com as demais cursistas também foi motivador e significativo. Muitas ideias foram distribuídas, discutidas, redirecionadas, modificadas e tudo foi muito proveitoso, e seria uma pena, caso tenha terminado, sem perspectivas de continuidade.
Agradeço pela oportunidade!
Assim, posso dizer que o programa ensinou-me muitas coisas, por exemplo: que em muitas concepções eu já estava correta, mas que, em outras, ainda preciso repensar; que leitura, literatura, escrita são ainda mais importantes do que eu pensava, e olha que eu as já considerava muito importantes!; aprendi que sempre é bom confiar na capacidade de cada aluno; aprendi que é bom estar aberta para aprender e aceitar novas considerações sobre o nosso trabalho; e que nunca estaremos prontas, pois sempre teremos algo a melhorar – e isso deve também ser ensinado aos alunos.
Os textos Gestar, notavelmente escolhidos a dedo pelos organizadores, mexeram com a emoção dos envolvidos, o que trouxe verdade nas propostas e desempenho das cursistas, que produziram muito com seus alunos: leitura, criação de poemas, textos com imagens, narrativas, entendimento de textos de opinião; os alunos descobriram porque gostam ou não gostam (vam) de ler; aceitaram que a sua linguagem coloquial é muito comunicativa e, portanto, extremamente importante para o seu grupo e para a sociedade, o que os torna agentes comunicativos imensamente ativos; e que há texto em tudo e até há textos que por mais que estejamos em contato com eles, nem sempre os percebemos, e que isso não os torna menos importantes.
Enfim, o contato com esse programa foi uma viagem sem volta para um mundo onde o estudo da Língua Portuguesa é gostoso, emotivo, alegre até, e que a efetiva aprendizagem se faz como apenas uma conseqüência, pois o processo é o mais sublimemente importante. Foi/É uma relação de confiança: professor & aluno + professor & programa de qualidade = aluno feliz, sentindo-se inteligente ( qualidade que todos têm ), com bom desempenho, melhorando a sua autoestima, fatores tão importantes para que tenham uma vida saudável também fora da escola.
Entendo que o Gestar devesse ter outras edições, ou seja, a continuação do trabalho com professores tanto de séries iniciais quanto de séries finais do Ensino Fundamental, pois mesmo que o material ficará em nossa posse para ser utilizado conforme nossos próprios critérios e realidade dos alunos nos anos que se seguirão, a troca de experiências com as demais cursistas também foi motivador e significativo. Muitas ideias foram distribuídas, discutidas, redirecionadas, modificadas e tudo foi muito proveitoso, e seria uma pena, caso tenha terminado, sem perspectivas de continuidade.
Agradeço pela oportunidade!
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