sábado, 12 de dezembro de 2009

OFICINAS AVALIATIVAS 1 E 2

OFICINA 1


Nos reunimos mais uma vez para a realização da primeira oficina avaliativa do Gestar de Língua Portuguesa a qual teve por objetivo a apresentação dos projetos que foram aplicados nas escolas pelas cursistas. A apresentação dos projetos permitiu a análise das metodologias de ensino utilizadas no município de Canela.
Os projetos de minhas cursistas foram maravilhosos e cada uma fez um tema diferente do outro. Interessante destacar também que, no início desta oficina todas estavam muito eufóricas, falando ao mesmo tempo, isto é, todas queriam contar e relatar entusiasmadas como fora a aplicabilidade de seus projetos em suas escolas, e também como foram bem aceitos por parte tanto dos alunos como da Direção.
Os projetos foram os seguintes: O Esporte Downhill, Globalizando a Linguagem, Esportes, Os Valores do Gaúcho Expresso na prosa e na poesia, Saúde e Histórias em Quadrinhos e Mala da Leitura. Através de fotos das atividades executadas durante os projetos estavam presentes a maior diversidade de gêneros textuais: teatro, paródia, poemas, cartazes, outdoors, folders, histórias em quadrinhos, ... .Analisando os relatos das cursistas ficou evidente que o trabalho com projetos representa uma alternativa na busca da recuperação do interesse dos alunos, uma vez que o projeto exige a participação de todos e também um aprendizado interdisciplinar e contextualizado.
Fiquei muito feliz ao ver a realização e concretização destes projetos, isso mostra o resultado de um ótimo trabalho que foi desenvolvido nas Escolas de Canela! Parabéns a todas as minhas cursistas por terem sido guerreiras!!!
Ao final da ocifina pude perceber nos seus rostinho um misto de alegria e tristeza. Alegria por ter mais uma etapa concluída e ver o resultado de todo o trabalho com o Gestar e de tristeza porque nossos encontros acabaram.
Aliás, um dos pedidos unânimes é que para o próximo ano este grupo continue a se reunir para troca de ideias e saberes, nem que seja pelo menos uma vez ao mês.








OFICINA 2
No Dia 8 nos reunimos para a última oficina avaliativa com o objetivo de avaliarmos a trajetória do Gestar nas escolas participantes deste programa de aprendizagem. Para isso, solicitei que cada cursista entregasse sua avaliação e expusesse para as demais. Após todas relatarem, juntas fizemos uma avaliação num só texto o qual segue na íntegra:
"O Programa Gestar foi extremamente importante para nós, uma vez que o material, as atividades, as propostas estavam dentro da realidade dos alunos, que desenvolveram de forma significativa o gosto e o conhecimento da Língua Portuguesa.
As reflexões realizadas servirão para novas reflexões e posturas, no próximo ano. Percebemos também que com o GESTAR houve um crescimento durante a realização das atividades por parte dos alunos e também de nossa prática em sala de aula. O material é "precioso", mas não conseguimos desenvolver todas as propostas de atividades, as quais deixamos arquivadas em nosso planejamento para o próximo ano.
A aceitação da proposta do GESTAR nas escolas foi grande, pois o desempenho dos alunos foi notável, houve crescimento, interesse, participação. Os textos apresentados pelo programa proporcionaram nos alunos a autovalorização enquanto agentes comunicativos.
Acreditamos que este belíssimo trabalho deve ter continuidade, já que nossos alunos construíram conhecimentos, agindo e interagindo em diferentes situações. Acreditamos que é dessa forma que se adquire aprendizagem."
Além desta avaliação achei interessante destacar a avaliação feita pela cursista Sandra:
"O contato com esse programa foi uma viagem sem volta para um mundo onde o estudo da Língua Portuguesa é gostoso, emotivo, alegre até, e que a efetiva aprendizagem se faz como apenas uma conseqüência, pois o processo é o mais sublimemente importante. Foi/É uma relação de confiança: professor & aluno + professor & programa de qualidade = aluno feliz, sentindo-se inteligente ( qualidade que todos têm ), com bom desempenho, melhorando a sua autoestima, fatores tão importantes para que tenham uma vida saudável também fora da escola. Entendo que o Gestar devesse ter outras edições, ou seja, a continuação do trabalho com professores tanto de séries iniciais quanto de séries finais do Ensino Fundamental, pois mesmo que o material ficará em nossa posse para ser utilizado conforme nossos próprios critérios e realidade dos alunos nos anos que se seguirão, a troca de experiências com as demais cursistas também foi motivador e significativo. Muitas ideias foram distribuídas, discutidas, redirecionadas, modificadas e tudo foi muito proveitoso, e seria uma pena, caso tenha terminado, sem perspectivas de continuidade."
Depois de muitos depoimentos belíssimos, combinamos a data para a solenidade de entrega dos certificados!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário