domingo, 7 de junho de 2009

MEMORIAL DE LEITURA

Eu sou daquelas pessoas que literalmente tem a mania de ler!Tanto é que não consigo ver televisão sem estar lendo algo, nem que sejam rótulos de xampu, por exemplo.
Mas, meus primeiros contatos com os livros aconteceram desde muito pequena, pois minha mãe trabalhava, e ainda trabalha em escola, e, é claro que isso não lembro, mas conta, que precisava me levar, ainda bebê junto com ela para a escola, onde eu era a sensação das professoras que me levavam no "moisés" para as salas de aula e liam histórias para mim.
Mais tarde, conheci uma professora de Português, que era amiga de minha mãe e que me deu de presente o livro A Bela Adormecida. AMEI!!!!
Interessante lembrar que posteriormente este livro foi assunto para o meu TCC na graduação escrito sob o título de CONTOS DE FADAS: DA FANTASIA À REALIDADE.
E, essa professora é a culpada de eu ter escolhido tanto a profissão quanto a disciplina de Língua Portuguesa. Infelizmente ela já é falecida, mas guardo com muito carinho até hoje as lembranças das vezes em que me levava para dar aulas para ela na escola, dos livros que me emprestava para ler, gibis TB!, e de suas aulas que eram maravilhosas!
Mais tarde, no ensino médio, tive outra professora de Literatura que também fez com que eu não desistisse da leitura, lembro-me como se fosse hoje quando ela nos mandou ler Um Certo Capitão Rodrigo - O Tempo e o Vento, de Erico Verissimo, meus colegas me chamaram de doida, perguntando se eu realmente iria ler aquilo "tão grande e grosso!"Eu respondi que seria interessante porque a história se passava no nosso estado, e também porque minha mãe havia assistido a minisérie e adorado. Eu fiz tanta propaganda deste livro aos meus colegas que todos ficaram curiosos e resolveram ler também! A professora, é claro, adorou!
E, é esse amor que tenho aos livros e à leitura que procuro transmitir aos meus alunos assim como minhas professoras o fizeram!

Nenhum comentário:

Postar um comentário