terça-feira, 16 de junho de 2009

Oficina Introdutória II

Para iniciar a 2ª aula introdutória, aproveitei o momento para fazer uma dinâmica de grupo, com minhas cursistas.
Possuo 8 cursistas, pois Canela tem poucas escolas municipais de ensino fundamental. O encontro foi bem tranquilo, conversamos sobre o cronograma, as horas de estudo, os encontros, um pouco sobre o projeto. Em relação ao projeto, conversei com um colega que dá oficinas sobre projetos e pedi para que ele viesse em uma oficina livre para abordar o assunto de forma mais aprofundada.
Na primeira parte deste encontro após as cursistas tirarem suas dúvidas, li o texto a Moça Tecelã. Em seguida, debatemos sobre o mesmo, e expliquei que deveriam escrever em um pedaço de papel, o que gostariam de tecer ainda em sua vida profissional, como professoras de Língua Portuguesa, e o que gostariam de destecer. Expomos na sala e guardei as fichas para que, ao final do Gestar, possamos retormar o que foi feito para que seja feita uma reavaliação que do consideram que devem tecer e destecer. Adorei a dinâmica e elas também!
Depois, fiz alguns questionamentos quanto às suas expectativas em relação ao programa, suas experiências na área do magistério, disponibilidades para tempo de estudo, facilidades e dificuldades para participar do curso; Pedi também, para que propusessem algumas estratégias para lidar com situações levantadas, além de também questiona-las sobre os aspectos que esperam que sejam trabalhados em sua formação continuada como educador em Língua Portuguesa.
Algumas disseram que farão o possível para conciliar o tempo de estudos com as práticas, mas gostaram muito do programa, e estão dispostas a colocar em prática tudo o que lhes for possível. Uma das coisas conversadas é que o material é bem rico e que darão, com certeza continuidade no ano que vem em suas aulas a este programa, uma vez que neste ano algumas atividades, talvez não consigam aplicar com seus alunos.
Me chamou atenção ao fato de que quase todas as cursistas esperam que sejam trabalhadas técnicas de leitura, produção e avaliação de textos durante o programa Gestar II. Espero que eu consiga tirar suas dúvidas e auxiliá-las nesse processo, até porque no material que a Professora Tamar nos forneceu há muita informação que traz um bom suporte ao trabalho.
Pedi também, para que fizessem um memorial de leitura a fim de que eu conheça também um pouco mais sobre minhas cursistas, já aproveitando para que seja feito o portfólio, tendo como texto inicial suas memórias literárias. Algumas me relataram que nunca fizeram um memorial em sua vida, e aproveitei para questioná-las sobre o assunto, já explicando como se faz um memorial.
Ao final de nosso encontro pedi para que lessem a unidade 9 e 10 da tp3 para a próxima oficina, não esquecendo de que devem aplicar pelo menos um avançando na prática.
E, rumo ao 3º encontro!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário