domingo, 11 de outubro de 2009

TP6- OFICINA 11

No dia 06/10 nos reunimos para a realização da oficina 11 referente a TP6. As cursistas estavam ansiosas para saber das novidades da nova capacitação do Gestar que havia ocorrido na semana anterior em Porto Alegre.
Inicialmente transmiti os recados importantes em relação ao conteúdo dos relatórios, execução dos projetos, datas importantes, bem como novidades trazidas de Porto Alegre.
Também, aproveitei e passei o vídeo do Gladiador, para refletirmos sobre a importância do trabalho em equipe, e que o Gestar é isso, temos as dificuldades com as quais nos deparamos, porém que não desistimos nunca, e que devemos sempre seguir em frente. Este é um trabalho em equipe e que veremos o bom resultado com nossos alunos. Participei com as cursistas de uma reunião para remodelação dos planos de estudos de nosso município, e lá, foi bem salientada importância do Gestar para nosso Município, sendo que as professoras que anteriormente não puderam aderir ao programa, manifestaram interesse em que se forme novas turmas para o próximo ano.
Em slides, discutimos sobre o assunto referência da tp6 sobre argumentação (tipos,a história e exemplos de argumentação). Em seguida, complementei com a leitura e análise do texto de referência da pág. 24 da TP 6 também sobre argumentação. Fizemos leitura compartilhada, interpretação e inferência sobre o assunto, contextualizando e socializando as ideias.
Após, socializamos as experiências com os avançando na prática. Muitas atividades boas minhas cursistas fizeram com seus alunos, mas cabe destacar a atividade da cursista Sandra que uniu os textos presentes no AAA 6 sobre acne (p.22 e 23), gravidez precoce, (p.28) e stress (p.31), comentando cada um e ouvindo a opinião dos alunos frente aos três assuntos. Questionou também sobre qual era a pricipal ideia dos autores sobre os temas. Após solicitoiu aos alunos, para que escolhessem um dos assuntos e escrevessem a própria ideia sobre o mesmo, orientando que tentassem argumentar, ou seja, que expusessem os porquês da sua opinião, como uma forma de convencimento da tese apresentada, frente aos possíveis leitores do texto.
Para estas atividades com seus alunos a cursista destaca que não encontrou dificuldades teóricas significativas, uma vez que seus alunos já têm noção da estrutura do texto argumentativo, que aponta como resultados positivos do trabalho o interesse dos alunos em realizar o trabalho, e que embora ainda haja um caminho a ser percorrido, na construção de argumentos, eles conseguiram produzir textos de opinião coesos e coerentes.
Terminei a oficina com uma mensagem de motivação, e com a sensação do dever cumprido mais uma vez!

Nenhum comentário:

Postar um comentário