segunda-feira, 7 de setembro de 2009

OFICINA 8- TP4, UNIDADES 15 E 16

Na última terça feira, dia 01/09 nos reunimos para realizar o encontro que finaliza a TP4, oficina 8, unidades 15 e 16.
Para iniciar nossas atividades da noite levei a Revista Nova Escola a qual traz uma matéria sobre gêneros Textuais, como trabalhá-los. Achei interessante levá-la para as cursistas, pois é um assunto que nos rodeia, praticamente todos os dias, além de que nunca se pára para pensar sobre a importância de se trabalhar com gêneros textuais em sala. Conversamos sobre a matéria e a analisamos.
Após, as cursistas fizeram seus relatos de como procederam com os avançando na prática. Os relatos sempre são muito bons para nossa troca de experiências, bem como são sempre bem vindos no aprimoramento do trabalho com o Gestar. A cursista Nóra destacou que seus alunos “amam” as atividades do Gestar, e sempre querem participar. Essa cursista relatou também, que trabalhou com o poema “Cidadezinha Qualquer”, e que ao final solicitou que seus alunos escrevessem sobre qual era a cidade dos seus sonhos. Relatou que o trabalho foi muito prazeroso e gratificante, pois seus alunos que pertencem a Zona Rural de Canela têm sonhos de ter uma cidade limpa, sem violências e que muitos deles não pretendem sair do interior para morar.
E, por último conversamos sobre os rostos das crianças presentes na tp4, oficina 8. Na análise das imagens, as cursistas chegaram ao acordo de que são crianças da periferia que estão “sonhando” com o seu futuro, pensando em ter uma vida significativa, um futuro promissor, imaginando o AMANHÃ, quando adultos.
Assim, criaram o slogan: “O FUTURO DEPENDE OS SONHOS DE CADA UM. BUSQUE-O”. Posteriormente, em relação às seguintes atividades, relataram que primeiramente conversariam com a turma questionando sobre o que para os alunos é: sonhar, como buscar/conquistar os sonhos, o que gostariam de ser, qual profissão pensam em seguir, por que. Depois, apresentariam o desenho para que os alunos interpretassem e escrevessem sobre uma profissão a um profissional, como por exemplo: escrever uma carta a um médico, questionando o máximo possível sobre sua profissão, seu dia-a-dia, riscos corridos na carreira, enfim indagar sobre tudo para ter o conhecimento do verdadeiro trabalho do profissional. Essa atividade poderá ser trabalhada com alunos de 5ª a 8ª séries com o objetivo de “projetar o futuro, pensar nos sonhos e buscá-los”, afirmaram as cursistas.
Essa oficina atingiu seu objetivo, sendo uma noite contagiante que proporcionou mais uma vez o crescimento e desenvolvimento de um trabalho coletivo, e que, com certeza cada uma de nós levará para sua sala de aula, e assim, transmitir toda nossa vontade e novas expectativas para com nosso aluno.

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