segunda-feira, 7 de setembro de 2009

OFICINA 9- UNIDADES 17 E 18

Na noite de 08.09.2009 foi realizado o encontro para discussão das unidades 17 e 18 da TP5 e execução da Oficina 9. Iniciamos com a leitura do texto "Gaiolas e Asas" de Rubem Alves. Posteriormente foi refletido sobre a situação das escolas e o "fazer" dos professores para que o "voo" dos alunos seja estimulado e treinado para atingir "alturas" cada vez maiores. Na sequência lemos, em conjunto, o poema Trem de Ferro de Manuel Bandeira .Discutimos sobre as diferentes apresentações e a riqueza da sonoridade deste poema, assistindo em vídeos com diferentes variações de leitura deste poema. Em seguida, refletimos sobre o Ampliando nossas Referências, passei slides sobre estilística, e debatemos sobre o assunto. Também, destacamos as atividades do AAA5 que são primorosas (brincando com os sons, travalíngua, construindo histórias, provérbios, feijoada) e aproveitamos para trocar algumas ideias.
As cursistas relataram o que foi realizado nesta semana em relação à TP5, e depois iniciamos a oficina. Apresentei-lhes a imagem da propaganda para a qual deveriam observar e posteriormente apresentar ao grande grupo seus apontamentos. No geral, afirmaram sobre as cores que falam do Brasil, o verde da natureza, o amarelo da riqueza, o azul da tecnologia e o branco da pureza. Destacaram também a relação da imagem com o título "FURNAS, UMA EMPRESA CADA VEZ MAIS VERDE, AMARELO, AZUL E BRANCO"; e que a linguagem verbal e não-verbal se complementam, pois falam da riqueza que vem do meio ambiente e das questões de desenvolvimento sustentável do Brasil, interligadas as questões de cidadania (a menina na escola), produtividade do solo brasileiro (grãos de soja), a fauna e a flora (destaque) e os avanços tecnológicos; com o objetivo de atingir o cidadão brasileiro.
Por fim, verificamos que as imagens e o texto tem o poder de persuasão no sentido de mostrar somente o "lado bom" do trabalho.
Encerramos a noite, com o texto de Shakespeare, Um Dia a Gente Aprende... que emocionou a todas as cursistas e a mim também, e seguimos nossa tragetória já com a sensação de dever cumprido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário