sábado, 12 de setembro de 2009

TP5- OFICINA 10

Dia 15/09 nos reunimos para discussão da TP5, unidades 19 e 20. Para dar início ao nosso encontro, regado a muito chimarrão e dedicação, apresentei em slides, para minhas amadas cursistas,uma exposição teórica sobre coesão textual e técnicas para correção de textos dos alunos. Achei importante debatermos sobre isso, pois muitas vezes os professores cometem esses "pecadinhos", corrigindo os textos dos alunos e devolvendo apenas, sem desenvolverem nada com eles, assim, o aluno acaba jogando fora e não sabendo o que fazer com seu texto. É muito importante traçar objetivos para produções textuais com seus educandos, não apenas para corrigir e devolver a eles, pois como diria João Cabral de Mello Neto: "Os textos são como filhos, depois que colocamos no mundo não temos mais domínio sobre eles".
Também, transmiti o vídeo de comediantes sobre o pleonasmo, para descontrair um pouco nosso encontro e debatermos sobre o assunto, pois o vídeo além de ser engraçadíssimo, traz expressões as quais, muitas vezes nós mesmos falamos no dia-a-dia sem nos darmos conta. hehehe...Em seguida, mostrei às cursistas algumas imagens subliminares para refletirmos sobre um novo e diferente olhar que o Gestar está propiciando em nosso cotidiano. Essas mensagens também serviram para instigá -las a perceberem informações implícitas e trabalharem com seus alunos esta compreensão, um novo olhar, um olhar crítico.

























Após, iniciamos as explanações sobre o Avançando na Prática onde as cursistas expuseram o que foi realizado em suas práticas durante a semana. A cursista Sandra aplicou o avançando da pag 162, propondo aos alunos que, com tema livre - questão adaptada, uma vez que a sugestão da tp5 era de sugerir um tema ou o título para o texto, respondessem às cinco perguntas, e, enfim, com as informações necessárias, a professora recolheu as mesmas e redistribuiu à turma. Sua intenção era a de que, além do trabalho quanto à coesão textual, pudessem exercitar suas criatividades e achar soluções para que as informações desencontradas pudessem ser desenvolvidas com coerência. A cursista relatou como pontos positivos do trabalho: "além de desenvolver o senso de coesão e coerência, os alunos puderam apresentar suas habilidades criativas, em uma atividade prazerosa e divertida", disse. As cursistas afirmam que as atividades do Gestar II são extremamente relevantes para o desenvolvimento pedagógico da Língua Portuguesa na escola, e que em momento algum estão encontrando dificuldades para trabalhar com o material, a única dificuldades encontrada são as atividades paralelas e extracurriculares nas escolas, que fazem com que por muitas vezes o desenvolvimento dos trabalhos sejam interrompidos durante a semana, devendo retomá-los na semana seguinte.
Logo em seguida, iniciamos a oficina 10. Para esta, distribuí uma folha na qual eu iniciara uma narrativa, e a folha ia passando para cada cursista que deveria escrever um parágrafo dando continuidade, e procurando deixar o texto coerente. Esta técnica é bem legal para trabalhar com os alunos! Depois, seguindo a oficina solicitei que criassem uma propaganda de um produto "inútil" e criativa, foi muito bom desenvolver essa oficina. Abaixo, o resultado do trabalho desta noite realizado pelas cursistas:










Nenhum comentário:

Postar um comentário