quarta-feira, 11 de novembro de 2009

ENCONTRO DE TRABALHO DA TP2

Pois é, estamos quase no final da segunda etapa do Gestar. E mais uma vez nos encontramos para socializarmos nossas experiências.

Iniciei, portanto a oficina com um vídeo da música Epitáfio dos Titãs para refletirmos sobre nossas ações frente ao Gestar e também sobre nossas vidas em particular. Após o vídeo deixei espaço para as cursistas falarem sobre suas atividades realizadas durante a semana com os Avançando na Prática. Todas já estão com saudades de nossos encontros, e combinamos um jantar de confraternização em nosso último encontro.
Como já havíamos combinado, a cursista Sandra levou seu livro de contos escrito por ela, e nos presenteou com a leitura de alguns de alguns. Destaco o conto "O Sonho" que narra a história de um ladrão que invade a casa de um senhor de idade, e, entre muitas suspresas o sennhor descobre que estava apenas sonhando! É um conto que surpreende o leitor e realmente prende a atenção do ouvinte. Parabéns para minha cursista que é uma escritora nata. Sugeri que ela publique este seu livro.
Debatemos o assunto da TP e falamos muito sobre os aspectos que envolvem a linguagem, bem como sobre o ensino da gramática em sala de aula. Percebemos que muitas vezes o trabalho com a gramática costuma ser mal visto por alunos e muitos professores.
Para dar sustentabilidade às nossas discussões, pedi que os professores refletissem sobre o Ampliando nossas referências da pág 36 que trata sobre a questão do ensino da gramática.Os professores se posicionaram expondo seus questionamentos e juntos chegamos a um ponto comum, de que cabe ao professor fazer uma boa seleção e um bom planejamento, de modo que as aulas se tornem mais agradáveis e produtivas com textos que realmente agucem a vontade do aluno e o trabalho com a gramática não se torne um massacre para os educandos.
Em seguida fizemos a atividade da TP com o fragmento do texto "João e Maria na cova do vento". Para a leitura do texto, sugeri que fizéssemos uma leitura dramatizada, e depois criassem um roteiro de atividades para o trabalho deste texto. As atividades deveriam conter o seguinte roteiro: pré leitura; leitura descoberta e pós leitura. Lembrando que deveriam também, propor atividades de análise linguísticas, bem como a proposta de produção textual.
A oficina de ontem ocorreu de forma bastante enriquecedora e proveitosa. Os professores cursistas estavam motivados e participativos. Tudo ocorreu em um clima de troca, partilha e satisfação pois foi um momento propício para certificar que o esforço e a dedicação estão produzindo aprendizagem em nossos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário