Iniciamos nossa oficina 2 da TP1 com o vídeo "Trabalho em Equipe"; Debatemos o assunto do filme polemizando a questão do Gestar, que é um verdadeiro trabalho em equipe e que onde um não fizer direito todo o restante dos alunos ficará prejudicado.
Após, a cursista Sandra, como havíamos combinado, apresentou-nos seu livro de contos escritos por ela. Pedimos para que nos lesse alguns dos quais ela mais gostou de escrever.
Logo depois, fizemos a socialização dos Avançando na Prática. A cursista Ângela realizou o avançando da página 136, sobre ditos populares, através de entrevistas com pessoas mais velhas e depois seus alunos apresentaram aos colegas transformando em músicas, teatro, cartazes e mímicas. A cursista Eisiane escolheu para trabalhar o avançando da página 144 para o qual propôs que os alunos realizassem a intertextualidade em um texto jornalístico, devendo reconstruir outro texto, parodiando àquele levado pela professora.
E, enfim, convidei para assistirem ao vídeo "Intrtextualidade"(YouTube) com o professor Tarsis Vaz da Educabahia, onde o mesmo faz um resumo muito interessante referente as unidades 3 e 4 desta TP. Após o vídeo, socializamos nossos saberes sobre este assunto. Então, sugeri que construíssem uma paródia escolhendo um texto do Gestar; lembrando que paródia não necessariamente se faz através de músicas, como afirma a TP, mas também de um texto, como o que fora escolhido pelas cursistas, "O Patinho Feio", que virou "O Patinho Bonito".
Porém, o assunto paródias gerou certa polêmica entre o grupo e nos questionamos: até que ponto é permitido realizar paródias? Pode-se realizar paródias musicais? E a questão dos direitos autorais? Como fica? Renato Russo Em sua músuca fez uma paródia de Camões e da Bíblia; será que ele pagou por direitos autorais? Será que Mario Quintana e todas essas pessoas ganharam permissão para fazer uso do texto de outros autores?
Nossa!!! Depois desta calorosa discussão, encerrei nosso encontro com a mensagem "Ler devia ser Proibido"!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário