quinta-feira, 12 de novembro de 2009

ENCONTRO TP2- OFICINA 4

No dia 17/11 nos reunimos para socializar e concluir nossos saberes referentes à TP2, unidades 3 e 4. Recebi minhas cursistas com um momento do descontração para ouvir e dançar a música "Epitáfio" dos Titãs. Essa música nos faz refletir sobre muitas coisas de nossa vida que deixamos para trás ou mesmo que deixamos de aproveitar, e possamos nos arrepender depois.

Depois, mostrei o clip da música "Fantasia" de Chico Buarque (tp2, p.86), também mostrei, em slides o tema Figuras de Linguagem, abordado nessa parte da TP. Ainda, apresentei-lhes na íntegra o texto "Negrinha" de Monteiro Lobato, extraído em vídeo do You Tube. E, ainda, assistimos o vídeo Pleonasmo do grupo NNF. Também, falei da importância da unidade 7 (ARTE) para a história de uma cidade.

No segundo momento, realizamos a discussão em relação ao Ampliando nossas referências da página 98, e realizamos a oficina desta parte. Para isso, fiz algumas perguntas sobre a figura e solicitei que descrevessem a imagem através de um texto. Nota: o texto teria de ser sucinto, mas deveria descrever em detalhes a imagem, e posteriormente responderem as questões relacionadas sobre a charge, cujo tema é ironia.
No terceiro momento, as cursistas socializaram suas experiências com os Avançando na prática. A cursista Luciane destacou a importância de se trabalhar em sala de aula com a linguagem poética, que já de início, com a leitura oral do poema, deve-se destacar o ritmo, a sonoridade, o andamento do poema. Ela afirmou que assim, é capaz de despertar nesse momento os mais nobres sentimentos fazendo com que os ouvintes sejam tocados e cativados pelo poema, objetivo a que se deve propor todo professor de Língua Portuguesa. Depois disso, é necessário que o professor fique atento a outras características do poema: musicalidade realçada nos diferentes momentos, além dos elementos lexicais e efeitos de sentido pretendidos. Partindo desse ponto de vista, a cursista trabalhou com o avançando na prática da página 120 e 121, que tem como atividade a abordagem do poema "Serão de Junho" de Augusto Meyer. Destacou que seus alunos, apesar da dificuldade inicial de se soltarem nas primeiras leituras, após algumas tentativas conseguiram e o trabalho foi ótimo, pois declamaram o poema transmitindo as várias emoções de um texto poético. Posteriormente, trabalhou com o texto do AAA2 páginas 87, 88, 89 com o objetivo de identificar as várias possibilidades de linguagem figurada no texto literário, construindo, assim o dicionário de gírias.
Já a cursista aplicou o avançando da página 120 e 121 de uma diferente maneira. Após a leitura do texto com os alunos realizaram a interpretação oral verso a verso, especialmente sobre as questões simbólicas do texto literário. Nessa fase ela destacou a humanização do vento minuano, apresentado pelo autor, fator extremamente verossimilhante na expressão poética, onde o leitor pode, inclusive, sentir-se na pele do personagem, no caso, o vento. A cursista realizou atividades de interpretação escrita, dramatização poética, além de um trabalho de grupo onde os alunos deveriam declamar o poema de uma forma diferente. Por fim, destacou que obteve resultados bem positivos nesta atividade, conseguindo a participação de todos os alunos, bem como despertou neles o gosto pela aula e consequentemente, pela leitura.
Para finalizar nosso agradável encontro, em slides, fiz um relato do meu percurso no Gestar e solicitei à elas que fizessem o mesmo, avaliando todo o processo: erros, acertos, crescimento, dificuldades encontradas, superação e avaliação do Gestar na sua totalidade. Combinamos que a apresentação deste material será no dia 01/12/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário