Nos reunimos para mais uma oficina livre. Para dar início aos trabalhos da noite, transmiti o vídeo "Aldeia", que traz a história de um padre católico que tem a missão de evangelizar uma aldeia indígena. Ele começa ensinando os dez mandamentos, um a um, mas fica desolado, pois aqueles ensinamentos nada tem a ver com os nativos, uma vez que eles possuem tudo o que precisam, compartilham todas as coisas e são puros de alma e coração. O padre se dá conta da incoerência de seus ensinamentos, pois seu discurso é desprovido de significado e sem aplicabilidade à realidade indígena. Então ele convida-os para fazerem o que sabem e lhes dá satisfação: pescar. Mas neste momento surgem outros religiosos, O que vieram fazer? O filme termina com esta cena, deixando a interpretação desta chegada ao público. Após o vídeo, debatemos seu conteúdo e realizamos reflexões e questionamentos a cerca de nossos ensinamentos em sala de aula.
Após, levei a revista Nova Escola de Setembro, que traz uma reportagem bem interessante para nossa prática como Professoras de Língua Portuguesa, sob o título de "Organização do texto vale tanto quanto o ponto". A Matéria traz uma entrevista com a especialista Célia Díaz Agueiro falando sobre as hipóteses que os alunos fazem sobre a pontuação na alfabetização inicial. Socializamos os argumentos presentes da reportagem tratando sobre como usar e ensinar a pontuação aos alunos, bem como o papel do educador frente a diferentes situações na prática da aprendizagem.
Por fim, estudamos a TP1, e juntas analisamos os textos e atividades abordadas nela, dando espaço para as cursistas escolherem seus avançando na prática a serem desenvolvidos com seus alunos durante a semana.
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