No dia 27 de outubro nos reunimos para a realização da oficina referente a TP1. A cursista Nora nos trouxe uma atividade bem interessante para os alunos identificarem a estrutura textual, bem como a questão da coesão e coerência textual. A atividade chama-se jogo dos nós da história, e foi realizada da seguinte forma: Conforme ela foi lendo a história "Uma história de Magia", que é uma narrativa de uma bruxa muito feia e que tinha um filho também muito feio. E por esse motivo ela pensou em fazer feitiços para melhorar sua aparência, bem como a sua inteligência. Porém nenhum de seus feitiços dava certo, aí é que o aluno deve, em uma ficha ir escrevendo os nós da história, para depois, na sequência, em outra ficha, escrever os nós desfeitos. É uma atividade bem interessante e que também pode ser realizada com alunos de séries iniciais até os alunos do 9º ano, conforme os objetivos a serem traçados pelo professor, e também utilizando outros textos. O objetivo da atividade é que o aluno perceba o fio condutor da narrativa, bem como problemas, hipóteses e resolução dos problemas. A cursista também apresentou uma pesquisa que resolveu realizar em sua escola: ela resolveu aplicar um avançando na prática com alunos da alfabetização para ver o que eles atingiam de objetivos na escrita, isso porque no encontro passado conversamos e refletimos sobre pontos que devem ser cuidados desde a alfabetização e que muitos problemas na escrita no aluno são porque não foram bem alfabetizados.
Em seguida, aproveitei para mostrar a reportagem que veiculou no Jornal Zero Hora do dia 25/10/2009, que trata de um dilema que hoje enfrentamos em nossas salas de aula, que é o jeito de escrever da internet que invadiu a sala de aula; a questão do "internetês". A partir da leitura da notícia, conversamos e debatemos o assunto que de certa forma vem de encontro ao tema da TP1, para posteriormente partirmos para a oficina planejada.
Como essa TP trata muito sobre variantes linguísticas, e dialetos trnsmiti slides sobre conceitos linguísticos e trocamos ideias sobre o Ampliando Nossas Referências das páginas 44 a 47. Fizemos o reconhecimento da diferença entre língua culta e língua padrão, exemplificamos com os diferentes dialetos existentes em nossa região e no Brasil.Para ilustrar, assistimos aos vídeos: "Chico Bento no Shopping", "Matuto no cinema" e "Só Nordestino Entende". Para ilustrar as diferentes expressões populares brasileiras, assistimos ao vídeo do Programa do Jô com o professor Nelson Cunha Melo e os slides do texto "Adivinhas". Em seguida, realizamos a Oficina 1. Durante a socialização dos avançando na prática, as cursistas relataram que gostaram por demais o tema dessa TP. Dessa forma a cursista Sandra escolheu o avançando da página 23 desta TP pelo fato de sua turma apresentar muita facilidade em criar sua própria linguagem, ou seja adoram inventar gírias, e após trabalhar com os textos "Ciúmes" e "Retrato de Velho", propôs para que criassem o "Dicionário de Jovens". Ao final, combinamos que para o próximo encontro a cursista Sandra levará seu livro de contos, de sua autoria.
Minhas cursistas são maraaaaaaaa!!!!!(como dizem nossos alunos hehehehehe)
Nenhum comentário:
Postar um comentário